Vida em equilíbrio: como alcançar essa condição?

Home / Vida em equilíbrio: como alcançar essa condição?

Vida-em-equilíbrio

Para muitos, a vida em equilíbrio até parece um sonho distante, ou mesmo uma utopia. No entanto, ela pode ser uma realidade, e o melhor: depende basicamente de você.

Não, não é conversa de autoajuda. Encontrar a harmonia entre as diferentes áreas da vida é um dos segredos para o sucesso.

Para saber mais sobre o assunto e encontrar o equilíbrio na sua vida, continue a leitura deste artigo, no qual vamos falar mais sobre o conceito, seus benefícios e trazer dicas para alcançar essa condição.

O que é vida em equilíbrio?

Ter uma vida em equilíbrio é prezar pela harmonia nos mais diferentes aspectos, inclusive na hora de tomar decisões e escolher critérios para tomá-las.

É o que o filósofo Aristóteles chamava de mediania, a busca pelo meio-termo. Não devemos focar nossa atenção exclusivamente nos aspectos profissionais nem nos determos mais nos problemas de ordem particular.

Da mesma forma, nossas ações não devem ser pautadas apenas pela racionalidade nem tampouco só pelas emoções. Essa lógica do equilíbrio vale para todos os segmentos da nossa existência e só tende a trazer benefícios para quem a pratica.

Por que viver em equilíbrio?

Pessoas extremistas oferecem um convívio complicado, pois geralmente não conseguem respeitar as opiniões divergentes. Além disso, quem foca muito em determinada área dificilmente vai conseguir sucesso naquilo que se propõe, porque um segmento está intimamente ligado ao outro.

É como um workaholic, obcecado pelo trabalho, que dá pouca atenção à família e aos amigos. Sua carreira pode até ter relativa realização, mas nunca vai ser completa, pois na hora de contar seus feitos e comemorar suas vitórias organizacionais, ele vai estar sozinho.

A falta de equilíbrio pode, inclusive, afetar a saúde. Quem não tem uma alimentação balanceada e ainda não costuma praticar exercícios físicos, por exemplo, corre o risco de ter problemas sérios, como doenças cardíacas, obesidade e diabetes, só para citar alguns.

O mesmo vale para a falta de harmonia nas finanças. Se uma pessoa gasta mais do que ganha, não causa surpresa que se torne um devedor em potencial. Ou seja, não importa a esfera envolvida, o meio-termo é sempre a melhor saída.

Benefícios da vida em equilíbrio

Para exemplificar o quão importante é uma vida em equilíbrio, listamos alguns benefícios de quem opta por um estilo mais harmonioso. Confira:

  • Maior qualidade de vida
  • Menor estresse financeiro
  • Escolhas mais acertadas e sem prejulgamentos
  • Relações pessoais e profissionais mais agradáveis
  • Harmonia entre diferentes esferas
  • Respeito a pontos de vista distintos

Como alcançar uma vida em equilíbrio?

Diante de tantas vantagens, escolher uma vida em equilíbrio parece a melhor decisão possível. Você concorda? Então, para alcançar a sua, acompanhe estas 5 dicas.

1. Pratique o autoconhecimento

O equilíbrio está muito ligado à nossa capacidade de desconstrução e de entender quais são nossas prioridades. Por isso, é fundamental ter momentos de solitude para praticar o autoconhecimento e saber, de fato, o que se passa em nosso interior. Assim, podemos evoluir e buscar ações e posicionamentos mais harmônicos.

2. Desenvolva a inteligência emocional

Um dos grandes inimigos do equilíbrio é, muitas vezes, o nosso temperamento. Deixamos nos levar pelo impulso, por sentimentos negativos e crenças limitantes na hora de tomar decisões.

Esse tipo de situação se atenua quando a pessoa tem uma inteligência emocional bem desenvolvida, pois ela consegue administrar melhor as suas emoções e, em consequência, adotar uma postura mais harmoniosa.

3. Foque nas soluções e não nos problemas

Quando estamos nervosos e desequilibrados, há a tendência de pensar exclusivamente nos problemas e nas situações ruins que nos rodeiam. É tudo uma questão de ponto de vista, na verdade.

Enquanto uns enxergam impedimentos, outros veem oportunidades e já estão pensando nas soluções às quais podem recorrer. Essa é uma maneira de tentar atrair um pouco de positividade para a sua vida e restaurar a harmonia. Faz sentido para você?

4. Aproxime-se de pessoas positivas

Por falar em positividade, é muito difícil conseguir manter o equilíbrio em nossa vida quando estamos rodeados de pessoas que não nos fazem bem. Por isso, evite manter relações com quem o coloca para baixo e procure construir uma rede de contatos que preza pela harmonia.

5. Não deixe para planejar a sua aposentadoria na última hora

Atingir o equilíbrio também tem a ver com a manutenção  do seu padrão de vida mesmo após decidir que chegou a hora de parar de trabalhar.

Portanto, para manter inclusive a harmonia e a saúde financeira, é recomendado planejar a sua aposentadoria desde cedo. Assim, o impacto no orçamento se dilui ao longo dos anos e, quando o momento chegar, será possível desfrutar de um futuro mais seguro e confortável.

Nesse sentido, vale a pena investir em um plano de previdência privada, uma aplicação altamente rentável e sem qualquer tipo de complicação. No portal Sua Previdência Privada, você tira todas as dúvidas e recebe um suporte especializado sobre o assunto.

Além disso, tem acesso a diversos conteúdos exclusivos, que vão ajudar você a tomar decisões mais acertadas na hora de alocar seus recursos e ter uma vida em equilíbrio.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.