Saldo Brasilprev: como consultar e como resgatar

Home / Saldo Brasilprev: como consultar e como resgatar

Brasilprev

O saldo Brasilprev deve ser acompanhado de perto, pois estamos falando do seu patrimônio para o futuro. Cada aporte realizado na previdência privada é um passo que você dá em direção a uma aposentadoria tranquila, independência financeira e outros objetivos de longo prazo.

Além de consultar seu extrato e analisar seus rendimentos, é importante saber como resgatar dinheiro do plano e se vale a pena fazer isso antes do prazo. Para ajudar você a administrar sua previdência privada, preparamos um guia rápido para consultar e resgatar o saldo Brasilprev.

Leia até o fim e veja como gerenciar corretamente seu fundo previdenciário. 

Como consultar o saldo do Brasilprev

Consultar o saldo Brasilprev é fundamental para acompanhar o desempenho dos seus investimentos em previdência privada.

Confira algumas opções de canais para fazer suas consultas. 

Pelo App BB ou Site BB (para correntistas)

Se você é correntista do Banco do Brasil, a maneira mais simples de consultar o saldo Brasilprev é acessando os canais digitais App BB ou Site BB. Em ambos, você deverá digitar os dados da sua agência e conta, efetuar login e selecionar a opção “Previdência”, depois “Extrato” no menu.

No caso do aplicativo de celular, você terá duas opções de consulta do extrato: 

  • Novo extrato Brasilprev: opção simplificada e intuitiva disponível para os planos PGBL e VGBL, que facilita a análise do seu investimento
  • Extrato Brasilprev: é o extrato básico, disponível para os planos Tradicionais, PGBL e VGBL.

Pelo Site Brasilprev

Para não correntistas do Banco do Brasil, o canal mais rápido para conferir o saldo da Brasilprev é por meio do Site Brasilprev. Nessa opção, basta acessar o site, clicar na opção “Já sou cliente” e fazer login com CPF e senha.

Depois, é só escolher a opção “Extrato” e verificar suas movimentações e saldo da previdência privada. 

Pelo WhatsApp

Para correntistas e não correntistas do BB, uma opção interessante é consultar o saldo da Brasilprev pelo WhatsApp. É só enviar uma mensagem para (11) 2540-2001 ou utilizar o QR Code para iniciar uma conversa com o consultor virtual da seguradora.

Ao acessar, no menu lateral esquerdo, clique em “Extrato”.

Quando é possível resgatar o saldo da Brasilprev?

O saldo aplicado nos fundos da Brasilprev pode ser resgatado a qualquer momento após o cumprimento da carência determinada pelo plano. Essa informação consta no certificado do fundo previdenciário e varia de plano para plano (média de carência inicial de seis meses). 

Depois do período inicial, os planos VGBL e PGBL possuem carência entre resgates de 60 dias, enquanto os planos Renda Garantida reduzem o período para 30 dias. No entanto, é preciso ficar atento às regras e condições do resgate, pois podem ser cobradas taxas, além da incidência do Imposto de Renda

De modo geral, os saques da Brasilprev ficam disponíveis em até cinco dias úteis após a data de solicitação, e podem ser transferidos para uma conta corrente de sua titularidade ou qualquer conta poupança do Banco do Brasil. Se o titular se arrepender, também é possível cancelar o resgate no mesmo dia de sua solicitação (até 22h). 

Para realizar o saque, há dois caminhos:

  • Correntista do BB: pelas agências ou site BB (até R$ 150 mil) ou Central de Relacionamento (acima de R$ 150 mil)
  • Não correntista do BB: preenchendo o formulário de resgate correspondente ao plano e enviando para atendimento@brasilprev.com.br.

Como planejar o resgate do saldo da Brasilprev 

Se você precisa fazer um resgate do saldo da Brasilprev, é melhor planejar bem a retirada para não sair no prejuízo.

Veja quais cuidados tomar.

1. Pense duas vezes antes de resgatar

É preciso pensar duas vezes antes de fazer um resgate do saldo Brasilprev, pois você estará retirando o dinheiro antes da data planejada e abrindo mão dos benefícios de um investimento de longo prazo. Se o resgate for total, seu plano será cancelado automaticamente e, se for parcial, terá impacto na rentabilidade esperada. 

Por isso, a decisão de resgatar antes do prazo deve ser sua última alternativa em caso de imprevistos financeiros — lembrando que a previdência privada é sua garantia de um futuro tranquilo. 

2. Calcule o desconto do Imposto de Renda 

A desvantagem de resgatar o saldo da Brasilprev antes do prazo são os custos que podem impactar seu dinheiro. Para começar, o Imposto de Renda será aplicado conforme sua opção tributária:

  • Tributação regressiva: a alíquota do IR será aplicada conforme a tabela regressiva, começando em 35% para aplicações de até dois anos (ou seja, quanto mais cedo você resgatar, mais imposto irá pagar)
  • Tributação progressiva: serão cobrados 15% de IR no momento do resgate (com ajuste posterior na declaração do IR) e mais a alíquota correspondente na tabela do Imposto de Renda, que vai de zero a 27,5%, dependendo do valor resgatado. 

3. Considere a taxa de carregamento

Os planos VGBL e PGBL da Brasilprev não têm taxa de carregamento, mas as opções de Renda Garantida/Tradicional cobram as seguintes taxas de entrada e saída:

  • Antecipada: incide sobre cada depósito que é feito no plano de forma decrescente
  • Postecipada: incide somente em caso de portabilidade ou resgates e diminui em função do tempo de permanência no plano
  • Híbrida: a cobrança ocorre tanto na entrada (no ingresso de aportes ao plano), quanto na saída (na ocorrência de resgates ou portabilidades).

Ao fazer um resgate, é preciso considerar esses descontos no valor retirado do saldo da Brasilprev. No fim das contas, pode não valer a pena retirar dinheiro antes da hora e acabar tendo prejuízo no seu investimento — além de comprometer seu retorno em longo prazo.

Entendeu como consultar e resgatar o saldo da Brasilprev? Agora é com você: avalie a situação e tome a melhor decisão para o seu futuro financeiro

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.