Entenda a renda vitalícia com prazo mínimo garantido
06/05/2020 | Previdência Privada | Nenhum comentário

Você sabia que algumas previdências privadas oferecem uma modalidade de rendimento chamada de renda vitalícia com prazo mínimo garantido? Essa é uma forma de garantir a segurança financeira por toda a vida, além de também dar um pouco de conforto para a família após o falecimento, já que o benefício poderá ser pago aos herdeiros dentro de um prazo mínimo estipulado em contrato.
Conhecer os diferentes tipos de renda que a previdência privada pode oferecer é fundamental no momento da contratação. Nos parágrafos a seguir, vamos explicar os detalhes da renda vitalícia com prazo mínimo garantido, além de apresentar quais são as vantagens e as desvantagens desta modalidade de pagamento de benefícios. Vamos lá?
Contratação da renda vitalícia com prazo mínimo garantido
A previdência privada disponibiliza diferentes tipos de renda para os seus contratantes e, para o caso de seu falecimento, enquanto recebe os benefícios. Cada um deles possui diferentes prazos de pagamentos e também diferentes opções para passar o saldo restante aos beneficiários indicados no momento da contratação.
No caso da renda vitalícia com prazo mínimo garantido, o contratante receberá a renda até o dia do seu falecimento. Nesse tipo de renda, há a possibilidade de escolher um prazo mínimo garantido. Ele será definido para que, caso o contratante venha a falecer durante esse prazo, a renda continue a ser paga ao(s) beneficiário(s) indicados.
Esse tempo de pagamento será proporcional ao tempo restante dentro do prazo mínimo indicado. Desta forma, é possível assegurar não apenas o seu conforto financeiro durante a aposentadoria, mas também garantir que a sua família tenha um período de transição financeiramente mais tranquilo após o seu falecimento.
Portanto, é fundamental que, ao fazer a contratação da previdência privada com este tipo de renda, que o contratante escolha qual será esse período mínimo. O prazo, aliás, pode variar entre cinco e quinze anos. Vale mencionar ainda que esse prazo mínimo será contabilizado a partir do momento em que a primeira parcela do benefício for paga.
Por exemplo, um contratante que tenha escolhido um prazo mínimo garantido de 10 anos, e venha a falecer oito anos depois de começar a receber os pagamentos. Nesse caso, o(s) beneficiário(s) receberá(ão) os pagamentos por mais dois anos.
Entretanto, caso o contratante escolha o mesmo período de 10 anos e venha a falecer depois que esse período encerra, então o beneficiário não irá receber nada. Vale mencionar ainda que não há a possibilidade de compensação, devolução ou indenização do valor restante da previdência ao beneficiário.
Por outro lado, se o beneficiário falecer dentro do prazo mínimo garantido, os seus sucessores legítimos continuarão a receber a renda.
Vantagens da renda vitalícia com prazo mínimo garantido
Vamos agora falar sobre as vantagens de escolher a renda vitalícia com prazo mínimo garantido. São elas:
- Benefício vitalício: mensalidades serão pagas pelo resta da vida do contratante;
- Tabela regressiva do Imposto de Renda (IR): ideal para investimentos em longo prazo, como é o caso da previdência. Isso porque, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, menor será a taxa de IR que você deverá pagar. Por exemplo, para aplicações que sejam mantidas por pelo menos 10 anos, a alíquota de IR que será paga é de 10% apenas;
- Possibilidade de isenção do IR caso o contratante seja diagnosticado com alguma doença grave durante o período de recebimento do benefício;
- Reajuste anual com a inflação, garantindo o poder de compra do dinheiro aplicado;
- O contratante pode escolher mais de um beneficiário;
- Em caso de óbito do beneficiário, os seus herdeiros continuarão a receber os pagamentos mensalmente durante o prazo mínimo garantido.
Desvantagens da renda vitalícia com prazo mínimo garantido
Como todo produto financeiro, a renda vitalícia com prazo mínimo garantido também possui seus pontos de atenção e o principal deles é justamente o valor pago mensalmente para o contratante.
Vale lembrar que a previdência privada é formada a partir do valor aplicado mensalmente durante vários anos e dos rendimentos ao longo desse período. Ou seja, o dinheiro do benefício será pago conforme o montante que for acumulado nesse período.
Uma vez que o contratante escolha receber esse benefício de forma vitalícia, ou seja, até o final da vida, o dinheiro deverá ser suficiente para que as parcelas sejam pagas por cerca de 15 anos ou mais. Esse fato faz com que o valor das mensalidades fique menor.
É importante mencionar também que, caso o contratante venha a falecer depois do prazo mínimo garantido e se ainda houver dinheiro, o montante restante não será devolvido para a família ou para o(s) beneficiário(s) indicado(s) de nenhuma forma.
Diante de tudo que falamos nesse artigo, antes de optar por um plano de previdência privada, é importante que você conheça quais são os benefícios que cada um deles oferece. Além disso, essa é uma aplicação de muitos anos, com a qual você contará para a sua aposentadoria. Portanto, vale a pena ficar de olho nos seguintes pontos:
- Quem são os beneficiários;
- Escolher boas administradoras de previdência privada;
- Qual tipo de plano que será escolhido: PGBL ou VGBL;
- Qual é o regime tributário que será aplicado: tabela progressiva ou regressiva;
- Como os aportes mensais serão feitos: depósito em conta ou boleto;
- Taxas aplicadas: carregamento, administração, saída, entre outras;
- Forma de receber o benefício: parcelas mensais ou saque único;
- Qual a parcela de dinheiro que irá para cada um dos beneficiários, caso haja mais de um;
- Qual será a idade da sua aposentadoria (que pode ser modificada ao longo do prazo de acúmulo de capital);
- Forma de pagamento do montante aos beneficiários em caso de falecimento do contratante.
Para se informar a respeito de todos esses itens mencionados acima, você pode acompanhar o blog da Sua Previdência Privada. Você encontrará informações detalhadas a respeito de todos os planos de previdência. Não perca tempo e garanta agora uma aposentadoria financeiramente mais tranquila.