Realização profissional: alcance a sua em 7 passos

Home / Realização profissional: alcance a sua em 7 passos

Alcançar a realização profissional é – ou deveria ser – um desejo comum a qualquer pessoa. Afinal, estamos falando da construção de uma carreira dos sonhos, na qual os objetivos traçados são atingidos.

É claro que essa não é uma conquista fácil. São inúmeros os desafios que podem aparecer e atrapalhar a concretização de uma meta como essa. No entanto, a recompensa da vitória supera todas as dificuldades do caminho.

Se você também acha a realização profissional relevante para a sua vida e está em busca desse objetivo, este artigo pode ser muito útil. Vamos abordar o conceito, sua importância e os passos para alcançá-la.

Siga acompanhando!

O que é realização profissional?

Realização profissional é se sentir realmente satisfeito e feliz com a sua carreira e ter a sensação de ter alcançado o ápice nela, o seu ponto mais alto. É fazer o que se tem prazer e ser bem-sucedido naquilo que escolheu.

Não significa necessariamente receber um salário alto, ainda que o reconhecimento financeiro também seja importante, mas sim acordar todos os dias disposto e animado com o ofício escolhido.

Realização profissional x realização pessoal

Muita gente costuma separar a realização profissional da pessoal. De fato, os conceitos são distintos. Enquanto a primeira diz respeito a uma satisfação com a carreira, a segunda fala do cumprimento dos objetivos na esfera particular.

No entanto, vamos combinar que, sem um equilíbrio, tanto uma quanto a outra são muito difíceis de serem atingidas. Isso porque elas estão intimamente ligadas entre si. Os problemas e as conquistas de um âmbito interferem no outro e vice-versa.

Assim, o segredo para as realizações, profissional e pessoal, está na harmonia. Se você não tem certeza se possui o que precisa para isso, fique tranquilo. Mais à frente, vamos trazer dicas que ajudam nesse sentido.

A importância da realização profissional

A realização profissional só traz benefícios. Além do sentimento de dever cumprido e autoestima elevada, ela pode oferecer outras vantagens, como:

  • Motivação para ir em busca da realização pessoal também
  • Melhora da qualidade de vida
  • Possibilidade de conquistar outros sonhos e buscar novos desafios
  • Diminuição de problemas de saúde ocupacionais
  • Confiança elevada para criar e inovar
  • Ser uma referência no seu segmento profissional

7 passos para a realização profissional

Agora que você já conhece os benefícios da realização profissional e o quanto ela é importante para qualquer pessoa, que tal ir em busca da sua? Com estes 7 passos, essa conquista se torna perfeitamente alcançável.

1. Trabalhe com algo que você ame

Se você não atua em uma área pela qual sinta prazer e admiração, é importante repensar a carreira. Isso porque dificilmente vai se sentir realizado em uma profissão que é encarada como mera formalidade, ou até como obrigação ou sacrifício diário.

Portanto, o primeiro passo para conquistar a satisfação na carreira é encontrar a sua verdadeira vocação. Nunca é tarde para isso.

2. Elabore um plano de carreira

Depois de encontrada a sua vocação, chegou a hora de você traçar um plano de carreira. Qual é o patamar mais alto que pretende atingir e qual é o caminho a ser trilhado para chegar lá. Essas são perguntas que devem ser feitas para a elaboração desse planejamento.

É importante que você seja racional na hora de traçar os objetivos. Crie metas alcançáveis, dentro de prazos possíveis, para que não seja vencido pela frustração de não ter conseguido.

3. Premie as suas conquistas

A cada passo que der, vale uma comemoração. E não estamos falando apenas de uma promoção ou um aumento salarial, mas também das pequenas conquistas.

Um trabalho bem reconhecido, um feedback positivo ou o sucesso de um projeto já valem uma celebração. Essa é uma maneira de trabalhar a sua autoestima e mostrar para si mesmo que você está no caminho certo.

4. Supere a zona de conforto

Em algum momento da sua carreira, a acomodação vai aparecer. Você estará satisfeito com a sua posição, talvez esteja com um salário suficiente para manter o seu padrão de vida, e tudo aparentemente vai estar bem.

Estamos falando da zona de conforto, um sentimento de inércia que nos afasta dos nossos objetivos. Quando se deparar com essa sensação, retome o seu plano de carreira, relembre quais são as próximas etapas e volte a assumir uma postura mais ativa.

5. Busque a melhoria contínua

Da mesma forma que no passo anterior, você nunca pode acreditar que já sabe o suficiente, que não há mais para onde crescer.

Busque, portanto, sistematicamente, a melhoria contínua. Estude, desenvolva outras habilidades, vá atrás de novos conhecimentos, troque saberes, ouça opiniões divergentes, reflita sobre elas e evolua. Faça desse processo um ciclo.

6. Invista na realização pessoal também

Conforme destacamos antes, realização profissional e realização pessoal estão intimamente ligadas. Portanto, para ter sucesso em sua carreira, vale a pena investir também em metas que dizem respeito à sua vida particular. Pode ser um novo hobby, uma viagem ou qualquer outro projeto que lhe traga satisfação.

7. Busque realização profissional mesmo depois de se aposentar

Atingir a realização profissional é alcançar um padrão de vida do qual você não gostaria de abrir mão depois de se aposentar, não é? E nem precisa. 

Se você começar a investir agora mesmo em um plano de previdência privada, seu conforto e sua segurança estarão garantidos, inclusive quando decidir parar de trabalhar.

Para saber tudo sobre essa modalidade de investimento, altamente rentável e sem nenhum tipo de complicação, conte com a Sua Previdência Privada. Em nosso blog, você tem acesso a um suporte especializado e pode tirar todas as suas dúvidas sobre essa aplicação.

Acesse os nossos conteúdos exclusivos e atinja a realização profissional mesmo após se aposentar.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.