Previdência privada para idosos: vale a pena o investimento?

Home / Previdência privada para idosos: vale a pena o investimento?

Previdência privada para idosos:

É fato que a população mundial está envelhecendo. Dito isso, pessoas que passam dos 60 anos, sendo assim consideradas idosas, ainda têm tempo de economizar. Afinal, elas têm expectativa de viver até os 80, 90 anos ou ainda mais. Mas será que a previdência privada, considerada um investimento de longo prazo, é uma boa opção? Saiba mais neste artigo sobre considerar ou não uma previdência privada para idosos.

O que é previdência privada para idosos

Pessoas idosas podem querer investir para o seu próprio futuro e para o futuro de seus herdeiros. Sendo assim, consideramos que um idoso de 60 anos pode apostar em um prazo de investimento de 10 anos, pelo menos. É válido para a previdência privada? Sim, 10 anos já é considerado longo prazo.

Os planos de previdência privada para idosos então são os mesmos para qualquer outra idade, e se dividem em dois tipos: o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL). No caso das pessoas idosas, os planos do tipo VGBL são mais recomendados, já que a tributação não incide sobre o total acumulado.

Inclusive, em se tratando de herança, deve-se lembrar que no Brasil em toda herança incide o ITCMD, o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação. Com a previdência, esse imposto é suprimido, deixando assim de consumir uma fatia que varia de 2% a 8%, dependendo do estado.

Como funciona a previdência privada para idosos

A previdência privada para idosos funciona da mesma forma que uma previdência privada qualquer. É necessário abrir uma conta em um banco ou outra instituição financeira e contratá-la por esse meio.

 Vale a pena o idoso investir em previdência?

Vamos supor que uma determinada pessoa de 65 anos tenha poupado um certo dinheiro na poupança. Idosos costumam utilizar esse meio de poupar, mais antigo e tradicional. Sabe-se, no entanto, que a poupança é o pior investimento possível, já que sua rentabilidade é muito baixa.

Ao passar essa quantia para um fundo de investimento de previdência privada, ela ganhará rendimentos mensais mais altos e, quanto mais tempo mantiver esse investimento aplicado, maiores serão os rendimentos. Essa pessoa pode utilizar o investimento para ela mesma, no futuro, ou deixar para seus familiares. Além disso, pode optar por realizar mais aportes mensais, aumentando ainda mais o montante. Assim, vale sim a pena a previdência privada para idosos.

Dúvidas sobre previdência? Acesse www.suaprevidencia.com.br e fique bem informado!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.