Motivação pessoal para economizar e construir patrimônio (GUIA)

Home / Motivação pessoal para economizar e construir patrimônio (GUIA)

motivação

A motivação pessoal é um aspecto importante da gestão financeira, pois nos encoraja a poupar dinheiro e construir patrimônio a longo prazo. Sem o estímulo adequado, é fácil se deixar levar pelos impulsos consumistas e perder o controle do orçamento.

Por natureza, somos mais propensos a buscar recompensas imediatas e pensar menos no futuro, mas é preciso superar essa tendência para ter sucesso financeiro. Para ajudá-lo nessa tarefa, vamos propor algumas fontes de motivação pessoal para você economizar e se preparar para o amanhã

Siga a leitura deste artigo e veja como é possível focar em seus objetivos: 

Falta motivação pessoal para pensar nas finanças?

Não é fácil ter motivação l para cuidar das finanças, principalmente quando temos outras preocupações e estímulos para seguir o caminho oposto. Além da falta de tempo para fazer os cálculos necessários, os impulsos consumistas costumam ganhar disparadamente da necessidade de poupar. 

Segundo pesquisa  pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e do SPC Brasil, metade dos brasileiros tem como principal meta financeira guardar dinheiro em 2020, mas e 83% não conseguiram cumprir esse objetivo economia em 2019. De fato, controlar os gastos e ter disciplina com o dinheiro não é uma tarefa simples.

A explicação está no próprio cérebro, que busca recompensas imediatas no consumo e tem dificuldades em visualizar os benefícios de poupar para o futuro. Por isso, é preciso buscar fontes de motivação pessoal para economizar, e não apenas conhecer as técnicas de gestão financeira. 

Onde encontrar motivação pessoal para construir patrimônio

Se falta motivação pessoal para poupar dinheiro e construir seu patrimônio, é hora de criar estratégias para se engajar nessa missão.

Veja algumas sugestões:

Foque nos seus objetivos

O segredo para poupar dinheiro é se agarrar aos seus objetivos de longo prazo e pensar neles toda vez que estiver prestes a desistir. Por exemplo, se está economizando para comprar um imóvel, visualize você mesmo na casa dos seus sonhos e pense nos benefícios de abrir mão de um gasto hoje para atingir essa meta amanhã.

Se a imaginação não for suficiente, você pode usar representações visuais como imagens e vídeos inspiradores de casasou qualquer conteúdo que ajude a visualizar seu objetivo. 

Crie metas de investimento 

Outra forma de obter motivação  para construir patrimônio é criar metas de investimento para um determinado prazo. Por exemplo, você pode definir a meta de investir R$ 30 mil em cinco anos ou dividir em aportes de R$ 500 mensais para não tornar o objetivo muito intimidador — o que funcionar melhor para você. 

Nesse caso, a fonte de motivação pessoal será seu próprio progresso em direção às metas, acompanhando de perto o crescimento do seu patrimônio.

Procure apoio de pessoas próximas

O apoio de pessoas próximas é importante para tornar essa tarefa financeira menos solitária. Por isso, vale a pena compartilhar seus objetivos, investimentos e planos de vida com familiares e amigos. Eles podem reanimá-lo nos momentos mais difíceis do processo.

Previdência privada pode ajudar na motivação para o longo prazo

Investir na previdência privada é uma forma de impulsionar a motivação pessoal para economizar em longo prazo.

Confira alguns benefícios desse tipo de investimento:

Benefícios fiscais

Um dos principais diferenciais da previdência privada é o tratamento tributário diferenciado, que proporciona alguns benefícios fiscais ao investidor. Por exemplo, se você escolher uma previdência do tipo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), poderá abater até 12% da base de cálculo do IR (Imposto de Renda) ao declarar o investimento. 

Outro exemplo é a opção da tributação pela tabela regressiva, que reduz as alíquotas do IR conforme o tempo de aplicação, chegando a apenas 10% após 10 anos de investimento.

Carteiras diversificadas

Outro ponto da previdência privada que favorece a motivação pessoal é a diversificação das carteiras dos fundos previdenciários. Há fundos de renda fixa para perfis mais conservadores, fundos multimercados com ativos de renda variável para perfis mais arrojados, além de opções que combinam ações, títulos públicos e câmbio, por exemplo. 

Dessa forma, você sempre terá uma opção de investimento com rentabilidade, risco e composição de ativos adequada ao seu perfil

Diversas formas de recebimento

Toda previdência privada inclui uma fase de acumulação, em que você pode fazer aportes na frequência e valor que desejar ,e outra fase de recebimento, quando o patrimônio acumulado pode ser resgatado ou recebido em forma de renda. Assim, você tem mais liberdade para decidir se quer receber uma renda mensal vitalícia corrigida ou fazer resgates periódicos e administrar seu próprio dinheiro. 

Viu como é possível encontrar motivação pessoal para construir patrimônio? Então, comece agora a economizar para garantir um futuro próspero e a sonhada independência financeira.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.