Mindset financeiro: como evoluir na maneira como você pensa o dinheiro

Home / Mindset financeiro: como evoluir na maneira como você pensa o dinheiro

Mindset-financeiro

Você já ouviu falar de mindset financeiro? Não é de hoje que a palavra “mindset” tem destaque no ambiente corporativo, em diferentes contextos. Só que agora ela também passou a ganhar força quando falamos de finanças pessoais.

Se você quer saber mais sobre o tema, conhecer a forma como pensa no dinheiro e a maneira como essa mentalidade afeta suas decisões, não deixe de acompanhar este artigo até o final.

A partir de agora, vamos explicar o que é mindset financeiro, como funciona e guia suas ações e quais são as estratégias para melhorar a gestão das finanças.

Siga acompanhando!

O que é mindset financeiro?

Mindset financeiro é uma forma de caracterizar como você lida com o seu dinheiro.

Em uma tradução livre do inglês, mindset que dizer mentalidade. Portanto, aplicado às suas finanças, o conceito seria algo como a sua atitude em relação ao seu orçamento.

Nesse sentido, vale fazer uma reflexão: quais são suas primeiras medidas quando o salário ou qualquer outra fonte de renda cai na sua conta? Ou ainda algo um pouco mais profundo que isso: o que você entende sobre finanças?

Qual é o seu mindset financeiro?

Segundo o livro Mindset: A nova psicologia do sucesso, da psicóloga Carol Dweck, o mindset financeiro pode ser dividido em dois tipos de mentalidade: o fixo e o em crescimento.

Os nomes já são autoexplicativos. O primeiro se refere àquele tipo de pessoa que acredita que as relações são imutáveis. Por exemplo, se alguém realiza compras por impulso ou está atolado em dívidas, não há nada que se possa fazer, pois essa é a sua essência e nada vai mudar.

Na outra ponta está a mentalidade em crescimento, que caracteriza aquele grupo de indivíduos que acreditam que a evolução é possível e que nada é necessariamente para sempre.

Seguindo o exemplo anterior, tanto as compras por impulso quanto o endividamento são frutos de hábitos nocivos, mas que podem ser trabalhados e corrigidos.

E então, em qual dessas duas opções se encaixa o seu mindset financeiro?

Como o mindset financeiro guia suas ações?

Nossas crenças, convicções e pontos de vista acabam guiando nossos posicionamentos em áreas distintas, e no contexto financeiro não é diferente.

Uma pessoa que consegue traçar metas financeiras em curto, médio ou longo prazo tem uma probabilidade maior de superar os desejos mais imediatos em prol de uma prioridade. Isso demonstra um tipo de mentalidade em relação ao dinheiro.

Por outro lado, quem só consegue pensar no agora, é incapaz de projetar objetivos e vê no consumismo uma fuga para a felicidade tem um mindset que guia as suas ações de outra maneira.

São formas diferentes de lidar e se relacionar com o dinheiro, em que ambas, cada uma ao seu modo, vão orientar suas tomadas de decisão e seus comportamentos.

4 dicas para mudar de mindset financeiro

A boa notícia é que, contrariando o mindset fixo, nenhuma mentalidade precisa ser imutável. Se você não está satisfeito com a sua maneira de lidar com o dinheiro ou percebe que a sua saúde financeira está prejudicada, arregace as mangas e mude essa realidade.

Quer saber como fazer isso? Separamos quatro dicas para começar agora a mudar o seu mindset financeiro e ser mais consciente nas suas ações. Confira!

1. Vá com calma

Você não vai conseguir mudar o seu mindset financeiro de uma hora para outra. Afinal, são anos e anos de cultivo de uma mentalidade diferente. Por isso, o ideal é começar aos poucos, mudando um posicionamento aqui e outro ali.

Com paciência e determinação, você vai conseguir transformar a sua perspectiva em relação ao dinheiro.

2. Desenvolva o autoconhecimento e a inteligência emocional

Outro passo importante para essa mudança é saber definir prioridades e aprender a controlar impulsos e crenças limitantes. Isso só é possível com o desenvolvimento de duas habilidades comportamentais: o autoconhecimento e a inteligência emocional.

3. Defina objetivos

Em posse dessas duas competências, você vai ter mais facilidade na hora de definir objetivos. Eles são fundamentais para a transformação do seu mindset financeiro.

Essas metas vão ajudar você a definir um propósito e, consequentemente, guiar suas decisões em relação à sua prioridade de gastos.

4. Pense no seu futuro

Como vimos, estabelecer objetivos é uma ótima maneira de mudar o seu mindset financeiro. Isso porque você passa a ter um estímulo maior, que vai tornar o ato de poupar mais prazeroso e interessante.

Para superar o imediatismo, procure pensar no seu futuro agora mesmo. Por exemplo, não deixe para refletir sobre a sua aposentadoria quando faltarem cinco anos para deixar de trabalhar.

Com um plano de previdência privada, esse planejamento pode ser muito mais tranquilo e seguro do que você imagina. Afinal, estamos falando de um investimento altamente rentável e sem qualquer tipo de complicação. Ainda assim, caso você tenha alguma dúvida e necessite de um suporte especializado, recorra à Sua Previdência Privada.

Em nosso blog, você tem acesso a conteúdos exclusivos e pode usufruir de todo o conhecimento de quem mais entende do assunto. Acesse agora mesmo, mude o seu mindset financeiro e garanta um amanhã mais confortável para você e sua família.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.