Como juntar dinheiro para viajar?

Home / Como juntar dinheiro para viajar?

Como juntar dinheiro para viajar?

06/05/2020 | Previdência Privada | Nenhum comentário

Se você sempre quis conhecer algum lugar, mas a grana estava curta, este artigo é para você. Confira algumas dicas sobre como juntar dinheiro para viajar e comece a tirar o seu sonho do papel.

Veja como você pode realizar o seu sonho sem comprometer as finanças do dia a dia através de um bom planejamento. 

O que saber antes de juntar dinheiro para viajar?

Quando as férias são marcadas, logo vem a afirmação na cabeça “preciso juntar dinheiro para viajar”. Mas quanto você precisará? Quanto tempo terá para levantar essa verba? Quais os custos de cada detalhe dessa viagem?

Antes de pensar em como irá acumular a verba, é essencial saber o valor que precisará para realizar esse sonho. Este é um detalhe muito importante e tem diversas variáveis que influenciarão nas cifras para mais ou para menos.

Quando ir?

Esta é uma pergunta crucial na hora de se planejar, não só pelo tempo que terá até juntar o dinheiro para viajar, como também na escolha de épocas com melhores preços.

Durante a alta temporada, como o verão nas praias ou o inverno na serra, os preços de hotéis, passagens aéreas e atrações turísticas podem ser elevados devido a grande procura. 

Já nas épocas consideradas baixa temporada, em que o movimento no local é menor, é possível encontrar preços melhores e economizar uma boa grana.

Como escolher o destino?

Se você tem apenas um destino dos sonhos, todos os seus esforços estarão voltados a conhecer este local, mas se há mais de uma opção, você poderá avaliar o melhor custo benefício para a sua viagem e encontrar aquele que seja mais viável para o seu momento financeiro.

Por isso, esteja aberto a novas oportunidades e pesquise as condições necessárias para cada local que escolher. Desta forma, conseguirá ter uma boa viagem sem se comprometer financeiramente.

Quanto preciso?

Com o local escolhido e a data prevista para embarque, é hora de começar a colocar os custos no papel.

Pesquise entre as companhias aéreas que atendem o seu destino para verificar o preço das passagens. Caso tenha flexibilidade de datas, é possível ir dias antes ou depois e encontrar passagens bem mais em conta.

Com a data definida, é hora de pesquisar as hospedagens. Há diversos sites de reserva de hotéis, hostels e pousadas para escolher o que mais lhe agrada e definir quanto será necessário gastar em sua acomodação. 

Calcule também uma média de gastos de alimentação diária e as atrações pagas que gostaria de conhecer, transporte, como ônibus ou táxi, além de sua hospedagem.

Com todos estes itens em ordem, agora chegou a hora de saber como juntar dinheiro para viajar.

Planeje as contas do mês

O primeiro passo é planejar as suas contas mensais para verificar quanto sobra em cada mês e quais custos serão possíveis diminuir, a fim de acumular um valor maior e mais rápido.

Para isso, você pode usar aplicativos de organização financeira ou até fazer uma planilha com todos os seus valores a receber e pagar. 

Quando todas essas informações ficam reunidas num só lugar, fica mais fácil visualizar o que pode ser cortado em prol da sua viagem e o que é essencial.

Evite gastos desnecessários

Quando sua planilha financeira estiver feita e você conseguir enxergar os gastos não essenciais, ficará mais fácil cortá-los, mas é preciso que não se crie novos para que seu objetivo seja alcançado.

Antes de comprar algo, se pergunte se realmente precisa daquele item. Se a resposta for ‘não’, você já sabe o que fazer. 

Isso serve tanto para aquela pizza de todo final de semana como para o plano de streaming que você paga, mas nunca usa.

Pense que cada pouquinho que você deixa de gastar, poderá ser uma refeição ou um passeio no seu destino dos sonhos.

Reúna suas economias

Só deixar de gastar não é o suficiente. É preciso reunir todos esses valores economizados em um único lugar, para que seja possível ver o montante. 

É assim que você começar a perceber seu sonho se tornando tangível.

Ao reunir todos os valores, as chances de que eles sejam gastos sem que você perceba são bem menores, além de incentivar a economizar cada vez mais.

Aposte em investimentos

Mas nada de reunir essa verba toda em uma caixinha no fundo do armário, hein?

Abra uma conta de investimento em alguma corretora de valores de sua confiança e faça as aplicações mensais. Assim, além de se manter economizando, você perceberá seu dinheiro rendendo. 

Quando chegar a hora de retirar a grana e aproveitar a viagem, você vai perceber que o valor total final é maior que o investimento inicial. 

Você pode escolher entre várias opções, como LCIs e LCAs, Renda Fixa e até Ações. Tudo dependerá do seu perfil de investidor, dos valores disponíveis e do prazo.

Concilie o prazo de resgate com o da viagem

Na hora de escolher qual título de investimento comprar, é preciso ficar atento a um detalhe muito importante: a data de resgate. 

Se o vencimento do título ocorrer após a viagem, não fará muito sentido contratá-lo, já que você não poderá usufruir da verba para o objetivo planejado.

A data do resgate deve coincidir com a data da viagem, podendo ocorrer até um pouco antes do embarque. 

Assim, você consegue ainda fazer aquelas compras de última hora importantes para a viagem ou até mesmo converter os valores para a moeda local do seu destino.

Previdência e a viagem da vida

Há, ainda, casos de pessoas que já possuem uma reserva, mas ainda não pensaram que podem utilizá-la para viajar. É o caso de quem possui um plano de Previdência Privada.

Muitos só conseguem realizar a viagem dos sonhos quando se aposentam, devido falta de tempo e compromissos familiares. Nesses casos, a possibilidade de viajar está mais próxima do que imaginam.

O resgate dos planos de previdência podem ser usados como o beneficiário desejar, e isso inclui utilizar sua verba, que terá o acúmulo de rendimentos por anos, naquela viagem dos sonhos sozinho, com o cônjuge ou com a família inteira.

Para quem ainda não chegou no momento do resgate, essa também é uma alternativa para planejar uma viagem futura sem precisar pensar o tempo todo em como juntar dinheiro para viajar.

Agora que você já tem várias dicas para sua viagem, é hora de começar aplicar cada uma delas e realizar o seu sonho. Para ter mais ideias e recomendações como essas, confira nosso blog

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.