Fundo de previdência XP é um bom investimento? Descubra

Home / Fundo de previdência XP é um bom investimento? Descubra

Afinal, o fundo de previdência XP é um bom investimento? Trata-se de uma das maiores corretoras independentes do Brasil. Mesmo assim, é importante analisar as opções que ela oferece para investidores de previdência privada.

Uma vantagem é que a XP oferece um portfólio diversificado de fundos. Assim, independentemente do seu grau de tolerância a riscos e dos seus objetivos financeiros, você encontrará o fundo adequado para o seu perfil.

Então, o próximo passo é mapear as alternativas, fazer uma avaliação de taxas e estratégias e começar a investir. Curioso sobre como colocar tudo isso em prática? É só seguir com a leitura e descobrir quando os fundos de previdência XP são um bom investimento.

Fundo de previdência XP é um bom investimento?

De forma geral, é possível afirmar que os fundos de previdência XP são um bom investimento, mas tudo depende do seu perfil, capacidade de aportes regulares e conhecimento do mercado.

O primeiro passo você acaba de dar, que é buscar mais conhecimento e se inteirar das características do investimento antes de alocar recursos. Então, vale a pena lembrar que uma das grandes vantagens da XP é a oferta de uma gama diversificada de fundos em diferentes categorias, com riscos e estratégias distintos. 

Dessa forma, o investidor pode fazer o investimento adequado para a sua necessidade e seus objetivos. Nessa hora, vale ficar atento à forma de gestão, ao tipo de alocação do fundo, às rentabilidades em diferentes janelas temporais e às taxas.

Em previdência privada, a XP cobra a taxa de administração, em um percentual anual que varia de acordo com o fundo. Não há taxa de carregamento na saída ou na entrada nem penalidades para a portabilidade ou resgate. 

De qualquer maneira, é imprescindível analisar com atenção o regulamento do fundo de previdência XP para analisar se, de fato, ele é um bom investimento.

Nessa hora, vale lembrar que esse tipo de instrumento permite planejar uma aposentadoria mais confortável financeiramente e trazer os sonhos de longo prazo para mais perto. 

E, na XP, outra vantagem é contar com o suporte de gestores profissionais, capazes de extrair os melhores resultados a partir dos seus investimentos. 

Fundo de previdência na XP: opções para um bom investimento 

Para fazer um bom investimento em fundo de previdência XP, é preciso conhecer as opções disponíveis e encontrar aquelas que se encaixam melhor no seu perfil. 

A corretora oferece diversos fundos de previdência com diferentes graus de risco, objetivos e alocações. Então, a composição da carteira fica relacionada ao investidor. Descubra as categorias de fundo a seguir:

Fundos de renda fixa pós-fixados

Nesses fundos, o investimento é feito de forma prioritária em títulos públicos e privados pós-fixados. A rentabilidade varia conforme o fundo escolhido  — cada um tem um indicador de referência. Atualmente, a XP tem 26 planos da categoria (dados de maio de 2020).

Fundos de renda fixa pré/inflação

São os fundos com aplicação em títulos com rentabilidade definida de maneira prévia, no momento da aquisição do ativo. A rentabilidade pode ser atrelada ao CDI ou à inflação. São 14 planos, e as aplicações mínimas partem de R$ 5 mil. 

Fundos multimercados macro

Os fundos têm estratégia atrelada ao cenário macroeconômico de médio e longo prazos. O investidor pode fazer aplicações variadas: ativos de renda fixa, ações, derivativos e investimento no exterior. São 35 planos com graus de risco diferentes  — inclusive os fundos mais arriscados.

Fundos multimercados outros

Na categoria, entram fundos com estratégias dentro da classe de multimercados. Neles, os percentuais de alocação são mais definidos em classes de ativos específicas. A categoria inclui 45 planos  — a maioria com grau de risco elevado.

Como investir em fundo de previdência na XP

Agora que você conhece os fundos da XP, vamos à prática: como iniciar o seu investimento em previdência privada. Confira abaixo o passo a passo essencial:

1. Faça o planejamento financeiro

Inicialmente, a dica é fazer um planejamento financeiro a fim de identificar o valor mensal que você deseja (e pode) direcionar para a previdência privada. Aqui, também é importante definir os seus objetivos de longo prazo para tornar o investimento mais assertivo. 

Lembre-se de que a previdência privada é um investimento com foco no longo prazo. Então, você precisa ter certeza de que não vai resgatar o dinheiro em um curto período. Caso contrário, outros tipos de investimentos são mais adequados.

2. Abra uma conta XP

Depois, é hora de abrir uma conta na XP. O cadastro pode ser feito por meio do site da corretora. Basta seguir o passo a passo na tela e informar os dados cadastrais nos respectivos campos de preenchimento. Antes de começar, tenha em mãos o seu documento de identidade.

3. Entenda o seu perfil de investidor

Antes de começar a investir, é importante descobrir o seu perfil de investidor e tolerância ao risco. É com base nessa informação que os fundos de previdência são selecionados.

A XP divide investidores em três perfis: conservador, moderado e arriscado. Se você ainda não conhece a sua categoria, depois de abrir a conta, é possível fazer um teste de perfil por meio da corretora.

4. Faça aportes regulares

Por fim, os gestores da XP ficarão responsáveis por alocar e administrar o investimento em fundos, conforme o seu perfil e objetivo. O que você precisa fazer é realizar contribuições regulares para aumentar a rentabilidade do investimento.

Acredite: no longo prazo, essa regularidade faz toda diferença no montante total que você vai resgatar.

Mas, antes de contratar o plano, vale a pena comparar as opções do mercado, considerando taxas e fundos disponíveis. Assim, você toma uma decisão com maior segurança.

E então, gostou das dicas deste artigo? Não deixe de compartilhar com seus colegas e amigos que também querem investir em fundo de previdência XP e desejam saber se esse é, de fato, um bom investimento.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.