Dicas para ficar rico: comece a aplicar hoje mesmo

Home / Dicas para ficar rico: comece a aplicar hoje mesmo

Quer dicas para ficar rico? Então veio ao lugar certo!

Riqueza pode ter um significado diferente para cada um. Enquanto uns vislumbram grandes conquistas materiais, outros preferem uma vida confortável, sem passar vontades e com a realização dos sonhos. 

Seja qual for a sua meta, veja agora algumas dicas para ficar rico e conquistar seus objetivos.

Planeje a sua renda 

Para começar é preciso colocar na ponta do lápis quanto é o seu rendimento e quanto você tem de contas a pagar todos os meses. 

Mas atenção, neste processo é preciso avaliar os rendimentos líquidos, ou seja, já sem aqueles descontos básicos de folha de pagamento.

Com todas essas informações anotadas, será possível analisar quanto sobra no fim do mês, se está fechando no vermelho ou se há gastos supérfluos, além de conseguir acompanhar os pagamentos de todas as contas e não esquecer alguma.

Faça planilhas

Para fazer esse acompanhamento, você pode criar planilhas em seu computador ou até anotar tudo em um caderninho, diferenciando gastos e rendimentos por cores ou se organizar da maneira que melhor se adaptar.

Para fazer a planilha, você pode usar o Excel, aplicativo da Microsoft Office, presente na maioria dos computadores, ou o Google Planilhas, disponível em contas Google.

Use aplicativos

Outra forma de acompanhar as despesas mensais é utilizando aplicativos próprios para isso, em que é possível marcar gastos recorrentes, como transporte e conta de celular.

Alguns desses apps estão disponíveis de forma gratuita na loja de aplicativos App Store e Play Store, como o Mobills, Guia Bolso e Organizze. Há ainda a possibilidade de expansão com mais ferramentas no modo pago.

Mude seus hábitos

Após anotar em sua planilha quais os pontos devem ser economizados e onde há gastos excessivos, é preciso mudar alguns hábitos, se quiser seguir as dicas para ficar rico.

Ao fazer compras, por exemplo, pode-se pensar se aquele item é realmente necessário. Se for, é possível pesquisar preços em diversos sites antes de comprar e, desta forma, gastar valores menores.

Ah! Não esqueça de sempre verificar o valor do frete.

Quando houver dinheiro em caixa que possa ser gasto sem comprometer outras despesas, é possível fazer pagamentos à vista e negociar descontos, em vez de utilizar cartões de crédito e manter aquela dívida para o mês seguinte.

Pague suas dívidas

Ainda há a possibilidade de, após fazer a análise de sua planilha, notar que há dívidas atrasadas. Neste caso, é hora de negociar o pagamento de cada uma delas, buscando sempre os melhores descontos.

Faça uma reserva de emergência

A reserva de emergência, basicamente, é o valor que você precisa para se manter por alguns meses, caso sua fonte de renda acabe, como sair do emprego, ou ainda se algum imprevisto acontecer, comprometendo a sua verba mensal.

Para definir quanto você irá separar para uma reserva de emergência será necessário, novamente, ir até a sua planilha e analisar quanto você poderá guardar para o caso de um gasto inesperado.

Esse dinheiro não precisa ficar guardado debaixo do colchão, já que ele pode render enquanto está separado para emergência. Para isso, você pode investir esses valores.

Faça investimentos 

Essa é a principal dica para ficar rico e você poderá colocar em prática com tranquilidade, já que sua vida financeira estará organizada e saudável. A boa notícia é que é possível fazer investimentos a partir de R$ 30,00.

Em primeiro lugar, é preciso buscar por uma corretora de investimentos segura, reconhecida e que tenha bons planos para você. 

Nos sites de muitas dessas corretoras será possível analisar seu perfil de investimento e ser orientado a montar a sua carteira da melhor forma.

Veja a seguir um resumo de cada perfil:

  • Conservador: é o perfil mais indicado por aqueles que buscam segurança, mesmo que isso signifique que seu dinheiro renderá menos. É a porta de entrada para o universo dos investimentos por ser de baixo risco. Aqui entram planos, como:
    • Tesouro Direto;
    • CDB;
    • Letras de Crédito (LCI ou LCA).
  • Moderado: este está no meio termo entre conservador e agressivo e acumula os dois perfis. Neste caso, o investidor quer manter a segurança do patrimônio que já possui, mas aceita certo risco, em alguns momentos, para ter melhores rendimentos. 

Para este, é indicado mesclar entre os investimentos de baixo risco (conservador) e os mais arriscados (agressivo).

  • Agressivo: para quem não tem medo de arriscar. A maioria de seus investimentos são focados na bolsa de valores, mas isso não quer dizer que deva abrir mão totalmente da renda fixa, por exemplo.

Para quem tem este perfil, é indicado:

  • Índices, como a Bovespa;
  • Moedas (Dólar, Euro, etc);
  • Commodities;
  • Ações.

Faça uma plano de previdência privada

Considerado um plano de segurança, a previdência privada pode ser um bom investimento a longo prazo.

Para quem pensa em utilizar seus recursos para emancipar a sua aposentadoria e aproveitar mais a vida após longos anos de trabalho, seja com a família ou sozinho, ter uma previdência privada poderá auxiliar neste sonho, já que suas contribuições também incidem em rendimentos.

Reinvista seus rendimentos

Alguns investimentos possuem prazo de validade. Isso não significa que você precisa gastar seu rendimento assim que eles acabarem.

Enquanto não há destino certo para este dinheiro, é possível reinvestir e diversificar a sua carteira, já que o perfil de investidor pode mudar conforme o tempo.

Tenha uma fonte de renda extra

Outra dica para você ficar rico é, caso tenha tempo e disponibilidade, ter uma renda extra. Essa renda pode ser direcionada para um objetivo específico ou ir diretamente para a sua carteira de investimentos.

Três dessas atividades que estão em alta e podem ser exercidas, são:

Alugue seu carro

Se você mudou de hábito e escolheu ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou transporte público para economizar, poderá alugar o seu carro, já que este estará parado na garagem. 

Há aplicativos que oferecem este serviço ou você pode contar com o aluguel para amigos por períodos fixos ou pontuais.

Passeie com cachorros

Você poderá oferecer o serviço de Dog Walker, o passeador de cães, em seu condomínio ou bairro nos horários livres. É possível passear com mais de um cachorro ao mesmo tempo e fazer a cobrança por hora, baseada no porte do animal.

Venda seus artesanatos

Sabe aqueles artesanatos que faz você distrair a cabeça? Também pode ser uma fonte de renda extra para te ajudar a chegar mais perto de seus objetivos financeiros.

É possível vendê-los pelas redes sociais ou ainda oferecer aos conhecidos para que iniciem um boca a boca e as encomendas comecem a serem feitas.

Com essas dicas, ficar rico nem parece tão difícil, né? Então confira outras dicas para utilizar seu dinheiro com sabedoria em nosso blog. Aproveite sua leitura e coloque em prática.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.