Crescer juntos: como um casal pode conduzir esse projeto de vida

Home / Crescer juntos: como um casal pode conduzir esse projeto de vida

Crescer-juntos

Em um relacionamento, nada melhor do que crescer juntos. A propósito, não é esse um sonho comum a todo casal?

Talvez nem sequer percebam, mas vocês certamente já evoluíram em ao menos um aspecto em conjunto. E esse é também um dos grandes desafios de caminhar na vida a dois.

Neste artigo, trazemos algumas reflexões sobre o assunto e ainda dicas de como chegar lá. Continue lendo e confira!

O que significa crescer juntos?

Crescer juntos é o desafio em que o casal se lança quando decide iniciar um relacionamento. É sobre partilhar momentos, ouvir o parceiro, viver experiências e ter uma vida melhor a dois a cada dia.

Vocês crescem juntos quando conversam com maturidade sobre um assunto importante e também quando se colocam no lugar um do outro e entendem sobre o que estão falando.

Não é preciso sequer morar no mesmo imóvel ou pensar em ter filhos para chegar lá – ainda que esse seja um caminho possível.

Por que crescer juntos?

Quando os dois se propõem a crescer juntos, um dá força para que o outro possa ir mais longe. Afinal, não se trata de competição, mas de colaboração.

Além disso, fica muito mais fácil traçar objetivos em comum e trilhar o caminho necessário para que eles sejam atingidos.

A cumplicidade é um dos aspectos que mais se fortalecem quando existe essa cooperação mútua. Isso sem falar na oportunidade de conhecer melhor o outro e entender o que move verdadeiramente as suas ações.

Onde é possível crescer juntos?

Se você já está em um relacionamento há algum tempo, faça um exercício. Compare a pessoa que você era na época em que tudo começou e quem é agora.

Ao fazer essa análise, certamente vai perceber que ocorreram mudanças tanto na forma de pensar quanto na de agir. E isso é mais do que normal, significa que aquela convivência permitiu que você crescesse como ser humano.

Mas a verdade é que o crescimento ocorre em conjunto e em diferentes áreas da vida. Quer um exemplo?

Os hábitos financeiros costumam estar entre os que mais mudam, especialmente diante da decisão de morar juntos. Vocês passam a dividir gastos, a pensar na economia necessária para realizar uma viagem e até fazem planos de um futuro mais distante.

Um também pode dar apoio para o outro na carreira, incentivando a realização de um novo curso ou mesmo entendendo a ausência nos dias em que o expediente se estendeu até mais tarde.

Os hábitos do dia a dia também podem evoluir para melhor, a exemplo dos exercícios físicos realizados a dois ou do preparo de refeições caseiras e mais saudáveis.

Como crescer juntos em casal?

Quer mais dicas de como crescer juntos? Veja alguns hábitos que podem ser facilmente incorporados à rotina do casal. Acompanhe:

Conversem mais

Conhecer as preferências do outro, ouvir as suas histórias e saber como foi o dia são alguns exemplos de assuntos que podem ajudar o casal a se conhecer melhor e a se desenvolver em conjunto.

Afinal, construir uma relação também é sobre aprender a admirar o outro e ter nele uma fonte de inspiração. Mas, para que isso aconteça, vocês precisam estar alinhados e realmente se conhecerem. Pode parecer algo básico – e realmente é quando existe diálogo.

Respeitem as diferenças

É bastante comum nos apaixonarmos por pessoas que tenham tudo a ver com quem somos e com aquilo em que acreditamos. Não por acaso, muitos melhores amigos acabam se transformando em casais.

Ainda assim, sempre existem diferenças e elas precisam ser respeitadas. Talvez o seu parceiro não goste dos mesmos restaurantes que você ou prefira ficar em casa enquanto você está sempre pronto para sair.

No entanto, crescer juntos também exige compreender o espaço do outro e aceitar que vão existir divergências das mais variadas – e que isso é parte de estar em um relacionamento.

Incentivem os sonhos um do outro

Sejam sempre um para o outro aquela pessoa que está na plateia incentivando cada desafio e vibrando com as conquistas. Afinal, já existe gente de sobra para desacreditar e achar que não vai ser possível.

Isso não significa, é claro, deixar de falar quando você acha que o parceiro pode estar seguindo o caminho errado – manter espaço para o diálogo é importante. No entanto, é preciso ter sensibilidade para entender o momento e, também, a forma de se posicionar.

Planejem o futuro juntos

Se vocês têm planos em comum, por que não permitir que eles sejam traçados em conjunto? Planejar o futuro também é crescer ao lado de quem você ama.

Um exemplo é a contratação de um plano de previdência privada. Cada um pode iniciar o seu ou vocês podem unir esforços e manter um como titular e o outro como beneficiário. Isso vai incentivar a economia mensal de um valor que vai render e se transformar na garantia de um amanhã muito mais tranquilo.

Quer saber mais sobre como a modalidade funciona e quais são as vantagens? Fique sempre de olho nas atualizações aqui do blog da Sua Previdência Privada, especialista em ajudar você a investir o seu dinheiro!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.