Como poupar dinheiro: confira 5 dicas infalíveis

Home / Como poupar dinheiro: confira 5 dicas infalíveis

Pessoas endividadas sonham em se livrar das dívidas e manter as suas contas em dia. Mas como poupar dinheiro se na vida acontecem diversos momentos difíceis financeiramente? Essa é uma pergunta que assola os brasileiros.

Além disso, há aquelas pessoas que desejam poupar agora para construir um futuro amanhã, ou seja, que pensam em seu patrimônio e em sua família. 

Pequenas mudanças em seu estilo de vida, podem trazer mudanças significativas e ainda ajudar você a economizar um bom dinheiro.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de como poupar dinheiro de modo que você comece agora mesmo e esteja preparado para qualquer eventualidade, seja ela familiar ou pessoal. Confira!

Como poupar dinheiro: anote todos os seus gastos

Esse é o primeiro passo quando falamos em como poupar dinheiro: classificação de gastos. Registre toda as suas movimentações financeiras e as classifique por categorias. 

Por exemplo, você pode colocar as despesas com supermercado na categoria alimentação e os gastos com cinemas e teatros na categoria lazer.

Esse controle de gastos vai fazer com que você perceba o que está pesando em seu bolso no final do mês. Dessa forma, você consegue perceber o que é realmente importante e fica mais fácil abrir mão de algumas coisas para começar a economizar.

É bom que você faça a mesma coisa com as suas fontes de renda. Classificar seu salário como renda principal e os trabalhos como freelancer e outras fontes de renda em uma outra categoria. 

Assim, você também consegue controlar os seus recebíveis para fazer a separação na hora das contas.

Lembre-se! Pequenas mudanças nos hábitos diários já começam a trazer novos resultados no final do mês.

Pagamento caiu? Pague todas as suas contas fixas!

Organize todas as suas contas fixas para serem pagas no dia seguinte ao recebimento do seu salário. Dessa maneira, você consegue evitar os juros e observa quanto sobra ao pagar essas despesas. Isso evita que você tenha gastos desnecessários em sua planilha.

Quem tem pouco dinheiro, após pagar as dívidas, acha que não pode economizar o pouco que lhe resta. Pelo contrário, qualquer dinheiro pode ser economizado, mesmo que seja um valor baixo. 

Após pagar todas as suas dívidas fixas, poupe esse dinheiro que sobrou e comece a criar o hábito de guardar qualquer valor.

Além disso, aprender a controlar as dívidas é essencial. Gastos fixos de cartão de crédito, por exemplo, podem ser diminuídos a cada mês. Pois não adianta poupar se você não reduzir os seus gastos.

Invista seu dinheiro

Fazer bons investimentos também é uma ótima lição quando se trata de como poupar dinheiro. Mesmo que você ganhe pouco, é possível economizar para investir.

O rendimento da poupança é muito baixo, portanto, recomendamos que você invista seu dinheiro em aplicações mais rentáveis. 

Há diversas oportunidades para investir seu dinheiro, por exemplo, em renda fixa como o Tesouro Direto ou o CDB. Existem empresas que você pode investir a partir de R$ 100,00 nessas duas carteiras citadas.

Você também pode investir o seu dinheiro em uma previdência privada. A previdência é um investimento opcional e o valor recebido no futuro depende do montante que foi aplicado e o investimento escolhido.

Além disso, você pode desistir do seu plano e resgatar o dinheiro que foi investido. Por fim, você pode também determinar quanto e quando usar essa contribuição.

Considere a criação de uma renda extra

Em vez de depender apenas do seu salário na empresa, considerar uma renda extra, é uma boa saída. 

Você pode vender doces para seus colegas de trabalho, por exemplo. Essa é uma das formas de renda extra mais procuradas do mercado.

Outro ponto é que você também pode investir em trabalhos como freelancer, caso tenha um pouco mais de experiência. Você pode usar o hobby de fotografia para fazer ensaios fotográficos no final de semana, como forma de dinheiro extra.

Existem diversos meios de se ganhar dinheiro extra, sejam eles no seu dia-a-dia ou pela internet. Você pode procurar um meio de ganhar dinheiro para ser poupado rapidamente.

Aprenda a negociar

O primeiro passo para aprender negociar é fazer com que os juros de seu cartão de crédito sejam mais baixos. Os juros seguem sendo o maior vilão da educação financeira, portanto, seja no cartão de crédito ou no cheque especial, você precisa aprender a negociar com a sua companhia de cartão.

Ao conseguir linhas de créditos mais baratas com a negociação, você sente uma economia razoável durantes os próximos meses.

Fique sempre atento a descontos e oportunidades sazonais como Natal, Dia das Mães e dos Pais, Dia das Crianças, entre outras. De fato, essas datas fazem com que os valores estejam mais baixos, se tornando uma ótima oportunidade para você fazer as suas compras.

Além disso, você precisa ficar atento para saber se os descontos valem mesmo a pena. Pensando nisso, é preciso que você faça uma boa pesquisa de preço antes de comprar o produto desejado. Se você esperar um pouco, pode economizar ainda mais.

Se você tem um orçamento apertado, o melhor a fazer é comprar à vista. Caso você não tenha o valor total, faça um plano de quanto você consegue economizar mensalmente para comprar aquele produto.

Essa é uma das maneiras de você evite fazer dívidas em cartões de crédito, que costumam ter taxas de juros altíssimas. Além disso, você tem chances de ganhar um bom desconto ao comprar o produto à vista.

Outra dica importante de como poupar dinheiro, é a criação de um dia “zero gastos” em sua semana. Escolha um dia na sua semana onde você não vai gastar com nada. Não abrir a carteira apenas um dia da semana, vai fazer com que você economize um bom dinheiro no final do mês.

Hoje em dia, aprender como poupar dinheiro é uma das matérias mais difíceis da vida adulta, mas não é impossível. Com um certo planejamento você consegue poupar qualquer valor, garantindo que você tenha uma reserva para emergência ou alguma viagem.

A sua Previdência Privada está aqui para ajudar você a controlar melhor o seu dinheiro, fazendo com que você poupe de maneira simples e eficaz. Esses e outros textos você pode encontrar em nosso site, clique aqui e veja agora mesmo!

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.