Tudo o que você precisa saber sobre como juntar dinheiro

Home / Tudo o que você precisa saber sobre como juntar dinheiro

Uma das promessas de ano novo mais famosas é juntar dinheiro. Muitas pessoas são estimuladas a pensar que chegou a hora de começar a guardar um pouco do salário, para colocar alguns planos em prática, correto?

Sabemos o quanto isso pode ser complicado em alguns momentos, mas o plano de ter mais controle financeiro e a preocupação com o futuro seu e de sua família não podem esperar. 

Portanto, trouxemos nesse texto algumas formas simples e eficazes que podem funcionar, independente de quanto você pode guardar.

Neste artigo, trouxemos algumas dicas para ajudar você nessa jornada e começar a juntar dinheiro agora mesmo.

Objetivos para juntar dinheiro

Um fato que você precisa saber antes de começar a juntar dinheiro. Você precisa definir um objetivo. Quando você faz isso, fica mais fácil sua mente trabalhar ao seu favor, evitando que você pense em gastar ao invés de guardar.

Uma forma fácil de definir os seus objetivos e metas é separá-los em três sonhos: de curto prazo, em que a realização pode ser em até dois anos; de médio prazo, com até cinco anos para sua conclusão; e de longo prazo, para um período acima de cinco anos.

Reflita sobre suas metas e analise o que é mais importante para você. Seus objetivos podem variar entre viajar uma vez ao ano ou pagar as suas dívidas. A única coisa que você precisa ter é um objetivo para seguir.

Você também pode deixar essas metas em sua planilha financeira. Quando você estiver juntando dinheiro para realizá-las, é por ela que você vai conseguir ver e analisar quanto falta para cada uma delas. 

Visualizar seus sonhos pode ser também um grande estímulo para conseguir guardar todo valor possível.

Pesquise antes de comprar qualquer coisa

Para juntar dinheiro também é necessário fazer uma série de adaptações em seus hábitos e rotinas. Uma delas é pesquisar antes de fazer qualquer compra. 

Seja fiel ao seu bolso e comece a procurar produtos que sejam mais em conta. Em muitos casos, a diferença de preço pode ser bem maior do que você imagina. Quanto mais você pesquisar, mais chances você tem de encontrar os melhores preços.

Não tenha vergonha de pedir descontos enquanto está fazendo uma pesquisa de preços. Sempre que possível, negocie.

Outro fator importante é cortar os gastos desnecessários e pensar muito antes de uma compra. Não são as grandes despesas que impedem você de juntar dinheiro. São os gastos impulsivos. 

As pequenas compras ocasionais que você faz, por mais simples que sejam, no final do mês faz uma diferença enorme.

Leve comida para o trabalho

Levar marmita para o trabalho é uma das formas mais eficazes de juntar dinheiro e trazer uma boa economia no dia-a-dia. 

Muitas empresas dispõem de um refeitório para que você possa levar a sua própria comida, tornando um meio de ter uma rotina mais saudável e mais econômica.

Faça o teste no primeiro mês que você estiver tentando juntar dinheiro, leve comida para o trabalho e veja o tamanho da sua economia. 

Outra dica importante para que você consiga juntar dinheiro é que você deixe de tomar café na rua toda manhã. Muitas pessoas têm o hábito de tomar café em alguma lanchonete ao lado do trabalho todos os dias. 

Pode parecer pouco, mas quando você coloca na ponta do lápis, a economia é enorme.

São pequenos hábitos que você pode cortar quando deseja atingir um objetivo. O segredo é manter o foco e ir acompanhando ao longo do tempo, para ver que realmente fez efeito no seu bolso.

Controle suas finanças

Mantenha suas finanças sob controle! A partir do momento que você passa a controlar seu dinheiro, fazendo suas anotações, registrando entradas e saídas, e reduzindo seus gastos, é possível pensar então em ampliar seu patrimônio e fazer algum investimento. 

Faça o seu dinheiro trabalhar por você. As opções podem variar por prazos de resgate e você pode avaliar quais são as melhores para você a partir do seu sonho. Há investimentos de curto prazo, por exemplo. 

Para escolher os investimentos a curto prazo e que tenham um uma boa liquidez, uma das melhores opções é o Tesouro Direto LFT. 

Esse tipo de investimento é atrelado à Selic e com um prazo máximo de 2 anos. Você pode fazer a retirada quando quiser e o melhor, sem perder nada. Caso resgate o valor antecipadamente, lembre-se apenas que o montante será proporcional ao período investido.

Saiba juntar dinheiro progressivamente

Juntar dinheiro de forma progressiva é um método que está sendo muito usado no mercado. 

A proposta é que você poupe o valor referente ao número da semana. Ou seja, na primeira semana você poupa 1 real, na segunda você poupa 2 reais e assim sucessivamente.

Dessa forma, ao chegar na última semana do ano, que seria a semana 52, você teria acumulado a quantia de R$ 1.378,00. Isso considerando que o dinheiro não foi aplicado em nenhum investimento, apenas guardado.

O começo é fácil, mas ao passar dos dias acaba ficando cada vez mais desafiador juntar o dinheiro. Com o tempo, a ideia é que esse método acabe se tornando parte de sua vida. Quando isso acontecer, você sem perceber, já estará separando o valor referente aquela semana.

Existem diversas formas de juntar dinheiro hoje em dia, mas a principal coisa que você precisa ter é foco. Conforme dissemos acima, não é nada fácil mudar alguns hábitos, ainda mais quando estamos acostumados a certas manias.

Mas se você tem um objetivo e deseja alcançá-lo de forma rápida, seguindo as nossas recomendações você terá sucesso nessa jornada. 

Se você deseja saber mais sobre economia e como ter uma vida financeira saudável, entre em nosso site. Clique aqui e confira mais textos do blog Sua Previdência Privada para ajudar a economizar no seu dia-a-dia.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.