Aposentadoria nos fundos de previdência XP: como funciona e como investir

Home / Aposentadoria nos fundos de previdência XP: como funciona e como investir

Será que a aposentadoria nos fundos de previdência XP é atrativa? Para responder essa pergunta, você precisa conhecer a previdência privada da XP e analisar as opções para construir seu patrimônio e garantir renda na terceira idade.

A seguradora oferece diversos fundos previdenciários: VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) ou PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), com tributação regressiva ou progressiva e focados em ativos de renda fixa ou variável, por exemplo. Nos próximos tópicos, você vai avaliar  essas opções para investir com inteligência em  sua aposentadoria nos fundos de previdência XP.

Continue lendo este artigo e entenda a dinâmica desses investimentos de longo prazo

Aposentadoria com os fundos de previdência XP: vale a pena? 

Investir na aposentadoria com os fundos de previdência XP pode ser a solução para garantir uma boa renda no futuro e construir um patrimônio sólido. Os planos são oferecidos pela XP Seguros, braço de seguros e previdência do Grupo XP, que distribui mais de 120 fundos previdenciários e está ampliando seu portfólio para atender o crescimento da demanda.

Com a Reforma da Previdência de 2019 e as perspectivas de inversão da pirâmide etária no país, já não é seguro contar com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para se aposentar. O melhor caminho, então, é investir em um plano de previdência privada e administrar seu próprio dinheiro para a terceira idade. 

Para garantir sua aposentadoria nos fundos de previdência XP, basta escolher um plano, fazer a aplicação mínima e contribuir com aportes mensais durante a fase de acumulação. Lá na frente, você terá opções para resgatar seu dinheiro capitalizado ou recebê-lo em forma de renda vitalícia, por exemplo. 

É assim que funcionam os fundos previdenciários em geral, mas a XP também tem suas particularidades, como veremos a seguir. 

Como são os fundos de previdência da XP para a aposentadoria 

Os fundos de previdência da XP são bastante diversificados e contam com benefícios fiscais e taxas competitivas. Confira detalhes sobre os produtos para sua aposentadoria: 

Rentabilidade e gestão experiente

Os fundos de previdência da XP são administrados por gestores experientes, responsáveis por alocar ativos de forma inteligente, buscando a melhor rentabilidade para os investidores. Dessa forma, seu patrimônio fica em boas mãos, enquanto você só se preocupa em fazer as contribuições.

Benefícios fiscais

Como em todos os planos de previdência privada, os fundos da XP oferecem benefícios fiscais atrativos, tais como:

  • Ausência do come-cotas (antecipação obrigatória do IR [Imposto de Renda] cobrada em fundos de investimento);
  • Possibilidade de abatimento de até 12% das contribuições na base de cálculo do IR, para optantes dos planos PGBL; 
  • Opção de tributação pela tabela regressiva, que reduz alíquotas do IR conforme o tempo de aplicação, chegando a apenas 10% depois de 10 anos.

Taxas de administração competitivas

Ao aplicar seu dinheiro nos fundos de previdência XP, você paga apenas a taxa de administração dos planos, que variam entre 0,30% para os fundos mais simples e 2% para os de alta qualidade e complexidade na gestão. 

Taxa de carregamento zero

Os fundos da XP também são isentos de taxa de carregamento: um percentual cobrado sobre cada aporte ou retirada do plano de previdência privada. A seguradora optou por não cobrar taxas de entrada ou saída para tornar os investimentos mais atrativos. 

Portabilidade 100% digital

Outra característica dos fundos de previdência XP é a portabilidade 100% digital e sem burocracia. Todo o processo pode ser feito pela internet, com assinatura digital. 

Como investir nos fundos da XP para a aposentadoria

Garantir a tranquilidade na aposentadoria com os fundos de previdência da XP é uma opção interessante, desde que você saiba avaliar os planos. Veja como investir com inteligência:

Escolha corretamente a modalidade e tributação

O primeiro passo para investir na aposentadoria pelos fundos de previdência da XP é escolher qual modalidade é mais adequada (VGBL ou PGBL). A diferença entre os dois é a tributação, que incide sobre o capital total investido no PGBL (aportes + rentabilidade) e incide somente sobre a rentabilidade no VGBL. 

Além disso, o PGBL permite dedução dos aportes de até 12% na declaração do IR (e o VGBL,não). Depois, é preciso escolher o regime de tributação mais vantajoso: entre a tabela regressiva ou progressiva

Confira os fundos com melhor desempenho

A XP divulga listas com os fundos em destaque por desempenho, classificando os planos por categoria (multimercado e renda fixa, por exemplo), seguradora, aplicação mínima e  risco. Com esses rankings, você pode comparar a performance e as condições de cada previdência privada — lembrando que rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. 

Analise seu perfil de investidor

Antes de começar a investir na aposentadoria pelos fundos de previdência XP, é importante conhecer seu perfil de investidor, analisando critérios como tolerância ao risco e expectativas de retorno. Há opções de fundos para investidores conservadores, moderados e arrojados.

No detalhe de cada fundo, são informados   ativos da carteira (ex.: ações, commodities, câmbio e renda fixa), gestor responsável, objetivo de retorno e objetivo de rentabilidade.

Decidiu investir a nos fundos de previdência XP para garantir sua aposentadoria? Com as informações deste artigo, você já pode comparar os planos e tomar a melhor decisão para ter um futuro confortável.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.